03 agosto 2020

Rubem Braga I


                 Júpiter não se sente bem, segue em queda. Dias atrás viu passar Mercúrio lá do outro lado. Mercúrio tem um quê dele, de Júpiter, pois vai em Câncer, signo de sua exaltação. Júpiter em signo de Saturno, a Lua também em signo de Saturno: dentro desse menino Mercúrio já tem um velho, carregado de memória.

                 Outro moço que também já andava velho era o Rubem Braga. Aos 19 anos era chamado de "o velho Braga". Sol, Mercúrio, Júpiter, Marte e Lote do Espírito em Capricórnio. Não à toa ganhou da Astrolíricas o apelido de Rubem Cabra. Júpiter rege seu Ascendente - Peixes - e portanto é um significador do nativo. Outro significador é Vênus, exaltada e pertinho da Lua. Vênus e Lua em Peixes dispõem e adoçam Saturno em Touro, o senhor de todas essas cabras. Gilberto Freyre, em Assucar, conta que Rubem Braga tinha como doce preferido o de coco. A brancura dos pedaços de coco nadando na calda combinada à textura boa pra caprino ficar mastigando. Muito digno.

                 “Não, senhora; só em doce, assim mesmo misturado com doce de coco” – respondeu aquele menino àquela dramática pergunta de sua velha tia sobre se gostava de abóbora. Essa resposta foi, na época, muito comentada como grave prova de insolência e talvez desagregação moral. Não era. Era uma prova de tolerância, boa vontade, anseio de compreensão; porque a vida é terrível é que o menino não gostava mesmo de abóbora e achava que o único defeito do doce de coco era conter, às vezes, por costume de família, um pouco de abóbora. Estava, entretanto, disposto a superar as próprias convicções em benefício do bem-estar geral. Tinha pudor de que pensassem que ele odiava abóbora; era uma criança no fundo delicada, embora tenha resultado em um homem com freqüência estúpido."

[Rubem Braga, A feira]




Nenhum comentário: