13 agosto 2020

Somos feitos do mesmo pó das estrelas: Capella

 

                 Amanhã de manhãzinha a Lua encontra Capella, a estrela fixa que traz a imagem da cornucópia.
 

                 Quando Júpiter nasceu, para que Saturno não o devorasse como fez a seus irmãos, sua mãe o escondeu no monte Egéon aos cuidados dos Curetes e das Ninfas. Sua ama de leite foi "a ninfa", ou, mais canonicamente, "a cabra" Amaltéia, como conta Junito de Souza Brandão.

                 Júpiter, sem noção da sua força, quebrou um dos chifres da cabrinha, que foi transformado na cornucópia, símbolo da abundância.


                 Eu, enquanto pude manter o isolamento, me alimentei basicamente de grãos que secos aguentam bastante tempo na despensa e alimentam super bem. Acho bonito, é Júpiter em Capricónio sendo benéfico na secura e a restrição.
                  Um dia, me esbaldando em frijoles refritos, percebi que poderia ser um bom mingau para o bebê Júpiter no período em que foi mantido escondido. É um preparo encorpado, gordo e generoso, é feijão molinho e manteiga, muito comida de colo. E depois dá um soninho daqueles que nem a notória boa disposição desse pequeno há de resistir. Dizem que quando o bebê chorava seu choro jupiteriano, todos em volta faziam um enorme estardalhaço abafando o som para que Saturno não percebesse. Assim, adivinho um pedido do mundo: não esquece de colocar cominho no preparo para evitar gases no deusinho.
                   Achei fofo pensar que a versão mediterrânea antiga provavelmente seria com favas e manteiga do leite da cabrinha.
                 A nossa versão é essa americana já que aqui estamos. A receita com o sotaque do meu professor jupiteriano lunar Eutímio Gonzalez:

"Um: Passe o feijão cozido no processador ou no liquidificador com toques de pulsar. Não deve ficar liso. Dois: Numa frigideira quente coloque a banha e deixe fundir e aquecer. Três: a seguir, agregue a massa de feijão em colheradas espaçadas, mexendo constantemente para que não queime até ver o fundo da frigideira e que a massa resultante tenha absorvido toda a gordura e 'deslize' com os movimentos da frigideira. Se não for comido em seguida, pare um pouco antes do ponto final ou enrijecerá ao esfriar."

Como "banha" eu sugiro manteiga vegetal. A marca Qualicoco sei que funciona bem.


Nenhum comentário: