13 setembro 2019

Guacamole




                 Você olha Júpiter domiciliado e jubilado e já se alegra! Tá escutando essa risada gostosa no céu? É ele!
                 Mas, não sei... parece que alguém olha pra ele com uma pulga atrás da orelha... ou eu poderia dizer: alguém olha pra ele com um Mercúrio em quadratura? Mercúrio, (ai que nervoso, por só mais esse grau) domiciliado e exaltado em Virgem, racional e concentrado, acha desagradabilíssimo o estardalhaço cavalar do vizinho - e ainda essa gula, meu Zeus! Pra que tudo isso?!
                 Mercúrio e Vênus estão em conjunção; saíram há pouco da situação de combustão, podem finalmente se servir de uma limonada fresca e trabalhar em paz.Trabalham em um texto, claro. Poesia bem lapidada, se bem que despretensiosa.
                 Mas assim não dá! Alguém fecha a janela por favor! Agora a Lua fazendo uma oposição, encarando mesmo!
                 A Lua não tá muito bem, coitada; em Peixes é regida por Júpiter e por Vênus, quadrando um, fazendo oposição à outra, eles com arestas entre si. Oposição também  ao Sol e partil a Marte! Lunática, diz coisas como :
“Só os bons poetas nos curam do fastio de palavras.
 Só a comida simples e essencial nos cura da saturação da gula.”*

                 Você quer ver todos bem. Chama todo mundo pra casa do Mercúrio (já que já tem uma galera lá, e eles gostam de servir bem para servir sempre); oferece um alimento úmido, para agradar o sanguíneo Júpiter e a fleumática Lua. Já que a Lua tá citando um escritor colombiano, que tal uma guacamole? Abacate de corpão Lua-Júpiter (generoso e, como ele, untuoso). O tomate, cebola, pimentas, sal, coentro, limão a se deixarem ser poesia por Mercúrio-Vênus. Dá o trabalho de corte pro Marte em Virgem pra ele ficar ocupado. O Sol feliz porque AMA comida latina! Oba! Se der treta, oposições, quadraturas, é só o calor do momento, já passa - olha o trígono com o Tempo, e vai ficar tudo em segredo.

                 Aliás, Saturno não quis aparecer. Tá jubiladão, domiciliado, preferiu ficar lá fazendo as coisas de casa-12-sexta-feira-13 dele. Também nem gosta de guacamole, então deixa o cara. Cada um tem seu jeito de ficar bem :)


                 *Héctor Abad em "Livro de receitas para mulheres tristes"





Nenhum comentário: