27 outubro 2019

Lua cj Spica


                 Escreveu Firmicus Maternus:"Aflições e doença, uma vida curta e uma morte violenta são indicadas pela Lua movendo-se de Marte para o Sol. Alguns morrem numa viagem ou em terras estrangeiras". A Lua, ao passar por ele, passa a carregar essa tensão pois o Sol está ali, logo dobrando a esquina.
                 Os atentos viram que a Lua passou por Marte há pouco. Sabem também que essa noite começa nova lunação, ou seja, Sol e Lua se juntam.
                 Antes que encontre o Sol - a Lua nesse estado inflamável - tem contato com dois benéficos: passa pelo grau da estrela fixa Spica e fez um sextil com Júpiter. Com o aceno jupíteriano esse movimento é interrompido e o dia foi salvo!
                 Esse contato também contagia a Lua com a sabedoria que Júpiter está maturando há tanto tempo em seu domicílio de fogo.
                 Isso me lembra outra tarde de domingo, em que eu observava a Yxapy começar uma fogueira. Perguntei a ela se tinha tanta intimidade com os outros elementos também, pois com o fogo é evidente. Ela respondeu que sim, mas que o fogo precisa de mais cuidado, senão ele morre.
                 Que maneira de olhar um elemento normalmente tão assustador como o fogo. Se a gente não cuidar, ele pode se descontrolar e destruir, mas também pode simplesmente morrer.
                 Vale da mesma maneira pro nosso fogo interno: raiva, alegria, entusiasmo, tudo o que é do temperamento colérico.
                 Tendo seguido essa lição de atenção, e com a fogueira suave e estável, acomodei num ninho quentinho de brasas uma pequena abobora de pescoço: sustança, doçura, a cor alegre de centauro.
                 A abóbora, que pode ser de qualquer variedade, a gente embrulha ou não, pode ser em papel-alumínio simplesmente, pode ser untada ou não, furadinha com tempero ou não, marinada ou não. Aí vai da vontade - mesmo que a vontade esteja meio indecisa.
                 E deixa ali quietinha minguando ao calor da fogueira. Vire várias vezes para que não queime. Não tem ponto certo, pode ser al dente ou molinha.

                 Com a abóbora assada preparei uma salada dela com vagem e trigo cozido (porque é dia de Lua+Spica), temperei com erva-doce, semente de girassol e pesto de rúcula, como servi no primeiro Céu da Boca. Fica de sugestão. Abusa da erva doce que é desintoxicante.
                 O trigo e vagem também podem ser cozidos na fogueira. O trigo deve ficar de molho horas antes para hidratar. É só levar para perto do fogo uma panela com bastante água e um pouco de sal, como você faz para cozinhar macarrão. Quando estiver macio é só escorrer e temperar. A vagem pode ser assada embrulhada num pacotinho, é bom besuntar de óleo para que não resseque.


Nenhum comentário: