26 dezembro 2019

Baco Bem Temperado: Melancólico



                 A Lua e o mais três planetas estão em Capricórnio e você sente seus pés na terra. A lunação aconteceu nessa madrugada.

                 A terra corresponde ao temperamento Melancólico, frio e seco, natureza de Saturno. Não há pressa. Assim, Tempo é o principal elemento dos dois preparos melancólicos do Baco bem Temperado.
                 A batata - maçã da terra em francês - depois de meses se nutrindo quietinha, espalha a rama pelo chão e participa da base da alimentação que a gente tem hoje. Ela nasce cheia de água mas aqui foi cortada em lâminas e desidratada lentamente. Enquanto isso, com o calor, acontece um processo interessante nas moléculas do açúcar, o que dá profundidade e complexidade aos sabores, ao mesmo tempo em que externamente a batata ficou só no ossinho, uma estrutura com grandes poros (grandes numa dimensão molecular), quebradiça e crocante. 

                 O queijo vai na direção oposta: a hidratação do grão de bico, grão ancestral, que chega na nossa casa seco e duro como uma pedra - e que é mais parecido com a terra melancólica do que a terra macia onde a batata se desenvolve.
                 Outro toque fleumático – pois as coisas possuem vários temperamentos – é a colônia que vai construir nessa base a sua civilização e transformar o grão em queijo. Esse é um aspecto que também fala muito dos de temperamento melancólico: por trás de sua contração e imobilidade há um intenso trabalho introspectivo. A gente olha a massa de queijo ali quietinha e fria só com esforço consegue imaginar a rápida reprodução das bactérias que fazem a fermentação. Um queijo de verdade é muito vivo! Fermentação, aliás, é o processo que marca o início da civilização humana, quando o homem deixa de depender da coleta da caça e passa a se dedicar ao planejamento e à construção, ações que agradam muitíssimo os melancólicos.



                 No dia 7 de dezembro na Saturnália aconteceu o Baco Bem Temperado: a sommelière Silvia Rosa e a cozinheira Aline Higa apresentamos quatro harmonizações de vinho, comida e astrologia 🍇


                 A terceira foi ao temperamento melancólico: Queijo de grão de bico e vegetais desidratados com Vinho tinto das Uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat (Uvas viniferas, cultivadas no Rio Grande do Sul).

BellaQuinta Reserva Musical Volume I
                 Coloração rubi intenso, aromas de frutas vermelhas e negras com toque de compota. A passagem por 6 meses em barrica dá profundidade de aromas e sabores com toque de baunilha e canela. Na boca repete o frutado com bom corpo (médio), taninos equilibrados e final médio a longo.


Nenhum comentário: