02 janeiro 2020

Baco bem Temperado: Colérico


                 Cólera! O fogo, quente e seco. Agitado, levíssimo, transformador. É o símbolo da cozinha (ainda que a cozinha trabalhe com todos os elementos), mas para enfatizar o seu caráter potente e devastador, nossos ingredientes foram assados diretamente na fogueira: a cabeça de brócolis besuntada com azeite e embrulhada em papel alumínio. Também a cebola e o pimentão embrulhados.
                 Depois de assados, cortados e frios, temperei com sal, molho de pimenta forte e raspas e suco e/ou pedacinhos de limão. Misturei com bastante broto de feijão.
                 O broto pode soar muito delicado, e é; mas considere a energia colérica necessária para o que o broto irrompa a semente! Essa é a imagem do Sol Invictus, o primeiro raio de Sol da primavera, que irrompe a casca do inverno e traz a primavera. Traz os rebentos, a fotossíntese abundante, o calor e o otimismo. O temperamento colérico traz essa pureza de impulso, traz alegria autêntica e entusiasmo. E entusiasmo (do grego in + theos, literalmente 'em Deus') é a inspiração de Deus, é força criadora!


                 No dia 7 de dezembro na Saturnália aconteceu o Baco Bem Temperado: a sommelière Silvia Rosa e a cozinheira Aline Higa apresentamos quatro harmonizações de vinho, comida e astrologia 🍇

                 A quarta foi ao temperamento colérico: Salada de brócolis, pimentão e cebola assados na fogueira e broto de feijão com Vinho espumante natural - método Charmat das uvas Riesling Itálico, Chardonnay e Merlot, cultivas na Serra Gaúcha/RS
Rosé Brut 2018 - Vezzi por Boschi
                 Espumante de coloração rosé médio (goiaba) com borbulhas intensas e miúdas. Aroma de morangos frescos e pão tostado. Na boca o frescor e a acidez estão em equilibrio limpando o paladar e abrindo caminho para um leve dulçor final.

Nenhum comentário: