10 dezembro 2019

Mercúrio em Sagitário



                 Hoje a Lua entra em Gêmeos e nota algo diferente: por oposição vê seu dispositor que mudou de signo: depois de peregrinar pelo fixo congelante onde quase não precisava se alimentar, agora chega – e perde dignidade – nessa terra de fogo, terra de cavalgadas! Mercúrio sabe que agora tem que carregar alimentos secos. Em signo de Júpiter, tem mais facilidade de aprender com a História: Você tem uma comida que é uma comida andante. A comida anda. E tem que ser leve e seca. Onde você tem a grande lavoura a comida fica. A comida que fica pode ser mais molhada.
                 A farinha é leve, não estraga, é fácil de carregar e garante com que a gente não vai morrer de fome; até com água ela enche barriga. Por isso, com outros alimentos, ela era perfeita pra ser levada Brasil adentro". Ou Brasil afora, claro! Sagitário não tem limites como não tem limites o que dá pra fazer com as farinhas. Mercúrio em Sagitário é farofeiro e aproveita o que tem no caminho! Pergunta pra quem encontra “Qual é a sua receita de farofa?” e todo mundo tem uma! Ao mesmo tempo é um preparo super mutável! E ele sabedoriamente conclui: "Comida não tem bula. O aprendizado da comida é o aprendizado da Cultura." Também não precisa mastigar de boca aberta só porque tá falando coisa bonita, afe! Seu dispositor Júpiter, agora que está em Capricórnio, ainda aprova que na farofa não há desperdício: aquele toquinho de cenoura (ou as suas folhas), aquela vagem murchinha, nada vai fora! Tudo misturado, tudo seco e quem sabe também um bastantão quando Saturno estiver distraído.

[muitas citações farofeiramente picadas e misturadas, desse vídeo]



                 Pra essa farofa, esquentei bastante óleo de coco sabor manteiga com óleo de girassol e alho ralado. Pimenta do reino preta socada no pilão, pra ficar uns pedacicos surpresa. Refoguei ali vagem em bons bocados, pra morder. Salguei. Quando estava quase pronta, comecei a adicionar as farinhas: primeiro farinha de aveia, só depois um pouco de farinha de mandioca e por fim a farinha de milho em bijú. Finalizei com salsinha, manjericão, molho de pimenta vermelha e castanha do Pará em pedaços.

Nenhum comentário: