09 janeiro 2020

Deméter e Perséfone [parte i]

                
                 Câncer, o bicho que se esconde rapidinho debaixo da terra. É nesse território que a Lua chega, depois de fazer seu último aspecto com Vênus e sair de sua vista. Agora aspceto com a Lua quem faz são os planetas que estão a trabalhar uma terra dura, seca e fria.
                 Descendo a Câncer a Lua vai ficar cheia. Como Perséfone, que quando desce para o Hades se torna senhora. Ao mesmo tempo, quando Perséfone se despede de Deméter a terra fenece e começa o inverno.

                 "O mito da ausência de Perséfone e seu retorno aos braços da mãe representa o grão que fica escondido no solo por um tempo e depois germina."*

                 Quem tem o ingrediente como ponto de partida para o cozinhar, está sempre de olho nessas duas. Acredito que quem faça isso com maior notoriedade hoje seja a Alice Waters. Em seu restaurante ela oferece no menu uma sobremesa das mais audaciosas [sic]: uma tigela com frutas. Que tem a ver com o tipo de escolhas que ela faz (e sobre as quais pretendo falar quando o céu estiver mais taurino, como seu Sol). Donald Trump preferiu o sorvete de mirtilos mas algumas pessoas mais reflexivas, como Michael Pollan, ficaram realmente impressionados! Em um texto sobre essa experiência, ele coloca que as frutas marcam a sazonalidade, te dizem em que época do ano você está.
                 Hoje, início do inverno mítico, quando Perséfone volta pro subterrâneo, começamos a consumir as conservas que foram preparadas em tempos de abundância. Preparei uma chuchus do quintal do vizinho, e vagem que comprei demais. A receita é da Alice Waters.
                 Cá entre nós que estamos tostando sob o Sol de verão, uma conserva geladinha também cai como um bálsamo de refrescância.


*in: OLIVEIRA, Sadat. Introdução à Mitologia Grega vol II: Os deuses olímpicos. 2014





Salmoura para Conserva 
~Alice Waters ~
 
1 xíc de vinagre de vinho branco
1 1/2 xíc de água
2 1/2 cc de açúcar
1/2 folha de louro
4 galhinhos de tomilho (usei seco)
pimenta calabresa
1/2cc de semente de coentro
2 cravos
4 dentes de alho, cortados ao meio
1 cS sal
Misture os ingredientes e leve para ferver. Adicione os vegetais, em pedaços pequenos, cozinhando cada vegetal separadamente. Quando tudo estiver cozido al dente, deixe esfriar fora da salmoura. Então junte tudo e guarde em vidros esterilizados.
Ela sugere: Sinta-se á vontade para alterar os ingredientes da salmoura. Tente usar o vinagre de vinho tinto, ou adicione uma pitada de açafrão, cúrcuma, outro tipo de pimenta seca, ou fatias de jalapeño fresco. 

tem tudo aqui

Nenhum comentário: