15 abril 2020

Somos feitos do mesmo pó das estrelas: Albireo



                 Carl Sagan disse que somos todos feitos do mesmo pó de estrelas.
                 A Vênus em Gêmeos (que ama o Carl Sagan) já influenciada pela impaciência de Marte, mal pôde esperar a Lua se mostrar por trígono e assim que avistou seu brilho minguante, já chamou: Lua, vamos descobrir os sabores dos pós das estrelas!
                 A Lua, ainda mancando por causa dos recentes perrengues passados em Capricórnio, sonhou com Leda, a rainha espartana que, naquele calor do Mediterrâneo, se refrescava na água e então um cisne se aproximou.
                 Era Zeus que se transformou em um cisne e nessa forma fecundou Leda.

                 Albireo, da constelação do Cisne, que hoje está no grau um de Aquário, confere ao seu nativo uma natureza contemplativa, sonhadora e adaptável, atributos da sedução.
                 A descrição da estrela já é de colocar o leitor sonhando: Albireo é uma estrela dupla, topázio amarelo e azul safira, situada no bico do Cisne.  Poderia se chamar estrela Cardamomo, de sabor adocicado, quente e de uma pungência intrigante. Um dia levei umas vagens dele pra minha vizinha. Ela fez uma careta e disse: isso tem cheiro de cânfora! É isso! Tem mesmo. No conjunto dos aromas da semente é um elemento bem interessante.
O cardamomo, como Júpiter, combina com tudo: com doces, bolos, pães, e também nas refeições, nos pratos salgados, em marinadas, cozido com o arroz e nos grãos em geral. Com cítricos é ótimo!
                 A constelação do Cisne também confere amor à água, assim como a Lua em sua fase fleumática. E como Saturno também está a um do Aquário, trago o café. Quente, reconfortante, amargo, familiar, fica ainda melhor com cardamomo. Você pode fazer um café à maneira árabe mas não precisa. Simplesmente quebre os ovinhos (opa!, spoiler) e coloque no café recém passado, com a casca e tudo. As sementes são comestíveis e deliciosas. Podem ser quebradas na faca ou moídas se você quiser mais delicadeza. Mas não compre cardamomo moído! Canela, tudo bem, pimenta do reino, tá, vai. Mas cardamomo não!
                 Uma vagenzinha - aberta porque a casca é blindada - por xícara é o bastante. Te dá asas!

                 Carl Sagan poderia acrescentar ao nosso conhecimento astronômico que Leda é o nome de uma das luas de Júpiter. Também somos feitos das mesmas histórias das estrelas.



Nenhum comentário: