24 agosto 2020

Gumbo

 

Lua em Escorpião disposta por Marte super forte. Lua em trígono com Vênus em Câncer. GUMBO.

                 Em uma panela esquente 1/4 de xícara de óleo, adicione a mesma quantidade de farinha de trigo, mexendo. Quem faz molho branco já reconhece esse início, o roux. Aqui vamos fazer jus ao nome e deixar o roux ganhar uma corzona. Faça com óleo mesmo, manteiga periga queimar na zona combusta, onde a receita  começa. Isso pode demorar um pouco às vezes parece que demora mais do que realmente demora. A Lua em Escorpião está em queda mas continua úmida e cheia de memórias. À medida em que a farinha vai ganhando cor e mudando os aromas as memórias vêm. Pra mim não foi com muita clareza mas fui percebendo a imagem de pastel, sonho, bolinho de chuva e essas delícias fritas preparadas com farinha de trigo. Como se essa magia proporcionada pela reação de Maillard já não fosse complexa o bastante, juntamos ao roux a Santíssima Trindade: salsão, pimentão e cebola bem picadinhos. Em fogo baixo, pra dar aquela chorada. É a hora de se vingar da cebola que te fez chorar antes. Pode brigar com a Trindade sim porque Marte está em Áries dispondo a Lua.
                 Agora a receita vai saindo da combustão. A trindade libera umidade e aromas frescos e pungentes. Quando os pedacinhos estiverem macios e a cebola translúcida, adicionamos mais uma camada de sabores e perfumes: alho, salsinha e cebolinha. Nessa hora você vê que não tem mais como fugir desse escorpião, e ainda por cima está feliz por estar ali. Olha o trígono com a Vênus. Ela traz o caldo de memórias de legumes, traz uns tomates e uma folha de louro, pois exalta Júpiter. Agora essa maçaroca perfumosa vai se tornar um molho grosso e aveludado, mexa para não empelotar porque com essa Lua periga ficar aquela bolinha de ranço.
                 Ainda como se o sabor não estivesse profundo o bastante, você tempera. Usei um tempero base créole com páprica, caiena, orégano, tomilho. Claro é pegado na pimenta.      

                 Agora Saturno: tempo para engrossar e perfumar até o fundo da sua alma. Quando o molho estiver grosso, acrescente o que você vai realmente morder: pedaços de salsão e pimentão, couve flor, linguiça de feijão frita e, como gumbo quer dizer quiabo, se tiver quiabos bonitos como tem agora, coloca uns pedações. Mais uns minutinhos e sirva com arroz.

 
 

Nenhum comentário: