19 novembro 2020

jornada cáprica

 

                 A Lua tão jovem, nem no quarto crescente chegou e já teve que encarar uma montanha digna de uma heroína. Por sorte seu primeiro encontro desde que entrou em capricórnio foi com Mercúrio que, por sextil, pode ter dado a ela algumas instruções, talvez um presente, como fez com Perseu e outros. Ela precisou quando mais acima encontrou Marte. 


                 Mais à frente o Sol a fez lembrar que é preciso sobreviver, não desperdiçar energia. E ela continua montanha acima. Encontra Júpiter, que já está ali há tanto tempo que parece ter perdido um parafuso. A Lua se pergunta se está num filme do Terry Gilliam, De qualquer forma é bom encontrá-lo.
No grau 27 há várias senhoras colhendo botões de uns arbustos que, dá pra ver bem, nascem nas rachaduras das escarpas. Um trabalho árduo, bem impressionante. A Lua sabe dos assuntos femininos, vê no botão da flor o órgão reprodutor da planta, tem carinho por eles. Segurou a mão da Vênus, mesmo em quadratura.


                 Então ela viu os botões serem salgados e mumificados numa conserva ácida. Frio na espinha. Fechou os olhos, cerrou o punho dentro do bolso para que Vênus não percebesse, sentiu um papelzinho. Era um recorte de jornal já amarelo que Júpiter entregou e ela só guardou. No pequeno papel, lê-se:

"A alcaparreira é um arbusto que se adapta bem em climas quentes, mas também tolera baixas temperaturas. É pouco exigente em relação ao solo, mas não admite encharcamento.
A alcaparra in natura é imprópria para o consumo por ter sabor muito amargo, pois é rica em ácido cáprico.
Seus botões após a colheita, deverão ficar sob luz solar por pelo menos 6 horas, para serem colocados em vinagre de boa qualidade.
Os botões frescos devem passar por um processo de fermentação antes do consumo. Eles podem ser dispostos em camadas preenchidas com sal, em uma solução de vinagre e sal, por pelo menos 20 a 30 dias, para adquirirem seu sabor característico."

                 A Lua passou por tanta coisa nessa subida, encontrou os planetas no signo da fermentação, encontrou o que exalta o Sol, e agora, junto com o deus do sal e a senhora dos venenos, ela olha pra trás e vê que tudo faz sentido.

                 Se você quer final feliz, faz uma busca pelos benefícios da alcaparra e encontrará aos montes.


                 Eu juntei com frutas secas hidratadas em mais vinagre mas compensei com uma cama fofinha de couscous marroquino, pra fazer carinho mesmo, pra Lua entrar em Aquário um pouco mais confortada.

Para comer o céu do mês, dá uma olhada no Catarse do DÔ


Nenhum comentário: